Amiga, existem muitas coisas que eu queria que você soubesse. Mas hoje eu vou falar sobre uma só: você merece mais.
Eu sei que às vezes parece que eu não entendo (que ninguém entende!) o que acontece de verdade entre vocês. Eu sei bem que parece que suas amigas que namoram só não acreditam nesse relacionamento porque não lembram mais o que é ficar sozinha. E que as suas amigas solteiras também não entendem porque não sabem como é bom ter uma rotina a dois e uma companhia quentinha para noites frias, idas ao cinema e momentos de carência. Que ambos os grupos, o das amigas solteiras e o das comprometidas, só lembram das partes ruins, mas que ele (ou ela) também faz várias coisas boas e todo mundo esquece isso. Eu sei que é assim que você se sente, amiga, porque, por mais incrível que pareça, você não é a primeira e nem será a última a se sentir assim.
Você não é a primeira moça a se sentir decepcionada ou insegura em seu relacionamento e ao mesmo tempo ter medo de ficar sozinha. Você não é a primeira a se sentir carente mesmo namorando, mas acreditar de verdade que ficaria ainda mais carente solteira. Você não é a primeira a iniciar um relacionamento saudável e perceber, no meio do caminho, que ele foi ganhando traços de ciúme, exagero, drama e energias esquisitas.
Amiga, eu sei que fomos criadas para acreditar que a felicidade precisa ser partilhada. Que fomos incentivadas a esperar por príncipes encantados que nunca viriam. Sei que, desde pequenas, aprendemos a brincar de casinha, a casar o Ken com a Barbie e a ter medo da ideia de ficarmos “para titias”. Mas, veja só, o que esqueceram de nos contar é que a felicidade vem de dentro. Felicidade é um estado de espírito e, como tal, não pode depender de ninguém.
Por isso, amiga, quando eu digo que você merece mais, é porque você merece mais de tudo o que é bom. Você merece mais amor, mais segurança, mais autoestima e, é claro, mais felicidade. E, se você, no fundo do seu coração, sente que eu estou certa, é porque eu estou. Você sabe que merece mais do que um punhado de palavras bonitas ou de flores que só vêm acompanhadas de um pedido de desculpas. Você sabe que merece mais do que uma confiança que parece precisar conquistar todos os dias, às custas da sua privacidade ou de justificativas que não deveriam ser necessárias. No fundo, no fundo, você sabe, sim, que merece mais do que isso. Só não sabe se receberá o que merece… E é disso que você tem mais medo, não é?
Amiga, eu entendo. Entendo o seu medo construído pelo cinema, pela televisão, pelos livros, pela sua educação, durante a sua vida inteira – de acabar solteira, ficar pra titia, morrer sozinha. Mas eu te garanto uma coisa: esse não será o seu último relacionamento, esse não será o último rapaz (ou a última moça) a se apaixonar por você, essa não será a sua última chance. Mais do que isso, te prometo que namoro não é garantia de felicidade. E que estar solteira é muito melhor do que estar acompanhada de alguém que não reconhece o quão incrível você é.
Afirmo, sem hesitação, que quando você se libertar emocionalmente desse relacionamento, vai se sentir mais leve do que nunca e sair rodopiando por aí, redescobrindo as belezas do mundo. Porque, sim, elas existem e estão só esperando você abrir os olhos para poder enxergá-las. Ainda que eu saiba que você é uma companhia tão maravilhosa que não deveria se preocupar em ficar sozinha consigo mesma, te prometo mais uma coisa: se você não quiser ficar sozinha, não ficará. Porque eu vou estar aqui. Todas as pessoas que te amam vão estar aqui. Para atender telefonemas na madrugada e planejar viagens de última hora, para compartilhar sonhos e sair para dançar: você. não. está. sozinha. Eu sei que você tem medo e te entendo, mas ele não é necessário. Porque para cada passo que você der rumo ao desconhecido, haverá um passo de cada pessoa que te ama (como você merece!) para ficar mais perto e poder segurar a sua mão quando você precisar.
Amiga, digo ainda que você é muito jovem e o tempo passa. O tempo passa e a gente nem vê: passam os meses, passam os amores, passam os para sempres e os nunca mais. Esse amor eterno que você sente hoje será o rancor entalado na garganta da próxima semana e a risada de alívio do mês seguinte. Confie em mim. O tempo vai passar e o que hoje te causa medo, logo será motivo para festa: sozinha, enfim! Sozinha até reencontrar as partes de você que foram se escondendo por aí, sozinha até enxergar de uma vez o que todo mundo pode ver: que você merecia muito mais, amiga, muito mais, do que esse amor entre aspas.
Para mais posts sobre amizade, amor e relacionamentos, clique aqui.
Foto: Blondinrikard Fröberg.
Termino esse texto com um diálogo de um livro que virou filme e que vocês provavelmente conhecem:
“- Por que eu, e todas as pessoas que eu amo, escolhemos pessoas que nos tratam como se não fôssemos nada?
– Nós aceitamos o amor que acreditamos merecer.”
Cês têm amigas que aceitam muito menos do que merecem? Ou já foram vocês essas pessoas? (Se sim, o que cês diriam pra alguém que tá passando por isso no momento?)