6 tipos de feminista para você se identificar, identificar as amigas e falar sobre feminismo com leveza
Já aviso: não leve a lista tão a sério!
1. SENSE MÁRCIA
A feminista cansada já não tem paciência para explicar a marmanjo e a mulher feita o movimento. De vez em quando, tem até vontade de dar uns gritos e mandar um “para de ser doida!”.
É possível que a feminista Márcia Sensitiva ainda seja ativa no movimento, mas ela já levou tanto na cara que hoje em dia é muito mais questionadora, e menos otimista.
Um sentimento: Exausta.
Um conselho que ela daria: “Procure no Google.”
Frase: “Tem que ter respeito, gente. Quem não entende, fica quieto. Só fala abobrinha!”
2. MALALA
A feminista que aposta todas as fichas na educação, a maior causa do tipo Malala é educar outras mulheres. Por isso, ela é aquela que pega na mãozinha, caminha junto, principalmente com as iniciantes.
Uma feminista Malala dificilmente vai falar sobre beleza, corpo, porque as pautas delas são principalmente políticas e de acesso sistêmico para mulheres, nas escolas, nas universidades, nos cargos de poder.
Um sentimento: Esperança.
Um conselho que ela daria: “Educação é tudo, precisamos de mais meninas nas escolas!”
Frase: “Claro, eu te explico.”
3. BRUXA
Bruxa é uma feminista intuitiva, que acredita e defende causas como ginecologia natural, reencontro com a espiritualidade, liberdade sexual e o fim da moral cristã como a única possível. Ela é cercada de misticismos e enxerga a si mesma e as outras mulheres de uma forma quase poética.
Um sentimento: Potência.
Frase: “Somos as netas das bruxas que vocês não conseguiram queimar.”
4. LINHA DE FRENTE
A feminista que dá a cara a tapa: Vai às ruas, faz parte de coletivos, entende a necessidade de se envolver politicamente. Uma feminista linha de frente vê o seu potencial transformador e pretende deixar um mundo melhor para mulheres que vierem depois dela.
Quem vê de fora pensa que ela é idealista demais, mas não é. É só mais uma mulher guerreira tentando fazer sua parte.
Um sentimento: Resiliência.
Um conselho que ela diria: “Faça o que você puder, como puder.”
Frase: “Juntas somos mais fortes.”
5. NOVATA
É a feminista iniciante. Ela está na ponta do iceberg, descobrindo as pautas iniciais do movimento. Engajada em temas como beleza, amor próprio, sororidade, girl power, ela ainda tropeça com frequência em questões como a interseccionalidade, consciência de classe, descriminalização do aborto, heteronormatividade e outras discussões políticas.
Seja bem-vinda, novata. Ninguém nasce desconstruída, vamos juntas! 🧙♀️
Um sentimento: Curiosidade.
Frase: “O que eu preciso ler, ver e ouvir para entender sobre isso?”
6. BEYONCÉ
É a feminista que usa a arte, a música, a criatividade, para defender a causa e alcançar mais pessoas. A feminista Beyoncé entende cada mulher como uma potência que deve ser cantada, gritada, ouvida.
Ela explora a beleza do que nos une – experiências, medos, dores – para tocar as novatas e outras feministas. É uma porta voz da causa e assume as responsabilidades que vem por isso.
Um sentimento: Coragem.
Frase: “Vamos ocupar todos os espaços!”
Com qual tipo de feminista você mais se identifica? Você identifica alguma amiga na lista?Comente!
Compartilhe e vamos compartilhar vivências e conversar sobre feminismo com leveza.
Acompanhe @clarafagundes para mais conteúdos sobre feminismo. 🧙♀️
Ah! Conheça também o meu Manual Feminista. Nele você tem uma fonte acessível, leve, completa e certeira, com tudo que precisa para iniciar real oficial/se aprofundar ainda mais no feminismo.