Convidei mulheres nordestinas incríveis para responder: Você tem orgulho de ser nordestina?

O que é o Nordeste?

Mais do que um lugar geográfico, 9 estados, 53 milhões de pessoas, o Nordeste é um lugar cultural, afetivo, histórico. É essa mistura bonita de passado, futuro, cultura e resistência.

O Nordeste não é o cacto, o brega, o São João, a arte, a tecnologia, a culinária, a natureza… o Nordeste é tudo isso e muito mais.

Ter orgulho vem junto com a sorte danada de ter nascido nordestina. Cada uma lida com ele de forma diferente. Há quem fica e cria raízes, há quem vai e leva o Nordeste junto e há quem veste a bandeira de embaixadora, quem nordestiniza todos os espaços, cantando aos quatro ventos as maravilhas da região.

Se vocês ainda tinham dúvida: Eu, Clara Fagundes, sergipana em SP, faço parte desse último grupo. Como parte do especial “Outubro Nordestino”, convidei mulheres nordestinas incríveis para responder em vídeo à pergunta: Você tem orgulho de ser nordestina?

orgulho nordestino

Todo orgulho nasce de uma dor, de algo que alguém já usou para nos fazer sentir menos.

Eu tenho orgulho de ser nordestina pela nossa história, nossa resistência, pela nossa contribuição imensurável para a arte, para a literatura, para a música. A cultura do nordeste pauta o Brasil e o mundo. Alceu Valença, Belchior, Gilberto Gil, Lenine, Caetano, Alcione, Nise da Silveira, Maria da Penha: Todos eles são nordestinos.

Como diz o poeta Braúlio Bessa, quanto mais sou nordestina, mais tenho orgulho de ser. Pelas belezas do litoral ao sertão, música, gastronomia, cinema, Carnaval, São João… Porque, mesmo sendo historicamente explorados e tratados como periferia do Brasil, somos berço de uma cultura riquíssima e também de muita inovação.

O Brasil foi construído na mão de nordestinos e nordestinas, e isso é motivo de enorme orgulho. Ser nordestina é sinônimo de resistência. Imagine o que a gente faria se não fosse tanta exclusão!

Tenho orgulho de ser nordestina porque, se dependesse da gente, o nosso presidente não seria Bolsonaro.

E eu tenho o orgulho como uma resposta para todas as vezes que alguém tentou me diminuir pela minha origem, pelo meu sotaque, pela minha cultura, pelo meu povo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe

27 anos, nordestina em SP, publicitária graduada e pós graduada pela USP, escritora e apaixonadíssima por moda, cinema, viajar e sorvete. Fico entediada bem rapidinho com as coisas, então, costumo fazer várias ao mesmo tempo. Vivo à procura de encanto.

Categorias

Podcasts de Clara

Encante-se com o trabalho de Clara

Carta Bruxa

Deixe seu e-mail para ser surpreendida com uma newsletter quinzenal mágica na sua caixa de entrada.