Você já conhecia a história de alguma dessas mulheres inspiradoras? Uma lista para se inspirar e compartilhar.
Hoje, orgulhosamente trago a parte dois da lista DeClara de mulheres transformadoras, que trazem inspiração para todas nós até os dias atuais.
Aproveite e confira também a primeira parte para conhecer ainda mais mulheres inspiradoras que fizeram e fazem a diferença.
ELZA SOARES
A mulher do fim do mundo. Elza foi a voz de milhões de brasileiras, sua arte foi maior do que a pobreza, o casamento na infância, a dor, a ditadura, a violência.
Artista, mulher, sobrevivente.
Inspire-se com Elza:
“Temos que mudar. Precisamos ser criadas para a liberdade. O mundo é grande demais para não sermos quem a gente é.”
MARJANE SATRAPI
A primeira iraniana a escrever HQs e a ser indicada do Oscar. Marjane denunciou a opressão vivida por mulheres no seu país, tocando e movendo pessoas do mundo todo com suas palavras.
Inspire-se com Marjane:
“Eu queria ser uma mulher educada e livre. E se a busca por conhecimento significava ter câncer, que assim fosse.”
MARTA VIEIRA
A jogadora de futebol Marta (Marta Vieira da Silva), atacante eleita melhor do mundo seis vezes pela Fifa, é a primeira mulher a entrar para o Hall da Fama do estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro.
A maior artilheira da seleção brasileira e de Copas do Mundo, é a única atleta do mundo a marcar gols em 5 diferentes edições da Copa do Mundo.
Inspire-se com Marta:
“Fui ver pela primeira vez uma mulher jogando futebol na televisão quando eu tinha 10 anos. Até brinquei com a minha mãe: um dia vou estar lá jogando.”
DJAMILA RIBEIRO
Conhecida como filósofa pop por utilizar as redes sociais como ferramenta de educação sobre o movimento feminista negro no Brasil. Desde 2022 é membro da Academia Paulista de Letras.
Inspire-se com Djamila:
“Não dá para falar em consciência humana enquanto pessoas negras não tiverem direitos iguais e sequer forem tratadas como humanas.”
LUIZA HELENA TRAJANO
Foi liderança da Magazine Luiza e consagrou a empresa como uma das maiores redes varejistas do Brasil. Hoje dedica-se do Mulheres do Brasil, um grupo de empresárias que incentiva o empreendedorismo feminino.
Inspire-se com Luiza:
“Você é do tamanho que você compartilha.”
NISE DA SILVEIRA
Expoente da luta antimanicomial e marxista.
Nise ajudou a mudar os rumos dos tratamentos psiquiátricos no Brasil, utilizando terapia ocupacional e se rebelando contra métodos como choque, camisa de força e confinamento.
Inspire-se com Nise:
“Para navegar contra a corrente são necessárias condições raras: espírito de aventura, coragem, perseverança e paixão.”
Gostou dessas Mulheres inspiradoras?
Compartilhe esse post e inspire mulheres.
Siga @clarafagundes para mais conteúdos educativos que unem feminismo, cultura, comportamento e universo POP.