☀️ AS ILUSTRAÇÕES LINDAS DE CAMILA AVERBECK ☀️
Sempre quis falar sobre mulheres que me inspiram por aqui, por isso decidi começar essa série de posts chamada Mina Inspira. Para a primeira mina inspiradora da série, escolhi a maravilinda Camila Averbeck, uma gaúcha de 22 anos que faz desenhos aquarelados incríveis. Convidei Camila a fazer uma ilustra especial para o Declara, do jeitinho que ela quisesse, e a conversar comigo sobre inspiração, trabalhar com arte, dicas e lembranças especiais. Espero que vocês gostEu sei que vocês vão amar o que ela tem a dizer, além da arte dela, que é linda de viver! Ó só, até rimou.
Me contem nos comentários o que vocês acharam da ideia da série Mina Inspira e da conversa com Camila, sim?
Pra começar bem, introduzo o post com a imagem que me fez amar as ilustras de Camila:
Cami, quando você começou a desenhar?
Comecei essa minha jornada de rabiscos no jardim de infância ainda, meus pais me lembram que minha professora sempre elogiava meus trabalinhos porque eu colocava muitos detalhes, como cílios e sardinhas nos desenhos, haha. Ficava muito feliz e ia pra casa desenhar mais.
Quais materiais você costuma usar?
Usava muito lápis de cor na infância, depois fui usando óleo sobre tela. Hoje uso aquarela, aquarela por tudo. Sempre tento aprender mais sobre, mas estou querendo me aventurar em outras técnicas esse ano.
Quais são as suas inspirações como artista?
Uh! Essa é pra pensar… minha maior inspiração, sem dúvidas, são as mulheres. Gosto muito de ilustrar o feminino, de todos os tipos. Tem muitas ilustradoras (todas mulheres, haha) que me inspiram diariamente! É tanto talento que existe pelo Brasil. Consigo sempre me inspirar vendo elas.
E qual é a sua ilustradora favorita?
Como comentei: tenho várias! Gosto muitíssimo do trabalho da Sabrina Eras, Juliana Rabelo, Ianah, Juliana Fiorense, Clarissa Paiva, Malena Flores, Julie Filipenko, Liz Clements, Ëlodie… Enfim, poderia passar o dia aqui listando todas que admiro. É tanta coisa linda no mundo.
Alguma arte sua que é ainda mais especial pra você?
Sim, tenho três! São dois quadros feitos com óleo sobre tela de quando eu fazia cursinho. São muito especiais pra mim, pois são uma época em que eu estava descobrindo como era apaixonada por pintura! Olho pra eles e não consigo esquecer daqueles dias.
O outro é a primeira ilustra que fiz quando montei minha página no facebook, há um ano e pouco atrás. Não consigo me desfazer dela de jeito nenhum.
Pra você, o que é mais importante: técnica ou estilo?
Os dois são muito importantes. É claro que para ter um estilo, antes é preciso ter a técnica. Lembro de um vídeo em que a Mary Cagnin comenta que criar um estilo próprio leva tempo, não é alguma coisa que tu planeja ou ~programa~. Pra quem tá começando, por exemplo, não precisa pensar ainda em um estilo, mas sim em ter um traço versátil, pois além de te dar muito mais oportunidades no mercado, vai ajudar a te encontrar, o que você gosta realmente e tudo mais. Com isso, acho que depois vai nascendo o seu traço naturalmente…
E aí, como é viver da sua própria arte?
É incrível! Nunca pensei que aquilo que eu passava as tardes fazendo quando criança pudesse ser algo um dia. Agora como está dando tudo certo, estou sonhando muito com o futuro. Posso dizer que estou no início de tudo, pois acabei de sair do meu emprego para virar freela e, posso dizer que foi a melhor coisa que já fiz.
Se você pudesse dar algumas dicas pra quem está começando, quais você daria?
Eu diria para não se cobrar tanto no começo, eu sei como é ficar se comparando com aquele artista foda ou com aquela pessoa que ficou muito boa em pouco tempo. Um recado: apenas pare. Cada um tem seu tempo, cada um tem sua história. Acho que é preciso se valorizar mais e não pensar nos outros, tentar olhar para o que você está fazendo e o que pode fazer dali em diante. E não desistir!
☀️☀️☀️
Nada mais justo do que finalizar esse post com algumas das minhas ilustrações favoritas dela, né?