TOP 5 melhores filmes do Oscar 2018 | Meus filmes favoritos do Oscar 2018

TOP 5: os melhores filmes do Oscar 2018

O Oscar de 2017 não foi lá muito impressionante. Dos muitos filmes que vi de todas as categorias, destacaria Arrival (A chegada), La La Land e Manchester by the Sea (Manchester à beira-mar) como longas realmente maravilhosos. Esse certamente não é o caso deste ano, que foi cheio de indicados excelentes. Foi tanto que achei difícil a tarefa de escolher os melhores filmes do Oscar 2018.

Aproveite para ver e rir muito com a minha lista dos 15 maiores clichês do cinema.

Os 8 melhores filmes de 2018

Antes de partir pra listinha escrita com meus favoritos do Oscar, queria deixar esse vídeo com o meu ranking dos 8 melhores filmes de 2018. Amo listar meus filmes favoritos de cada ano. E, dessa vez, decidi começar assim tão cedo porque algo me disse (depois dos quase 40 filmes vistos em 65 dias) que escolher os melhores filmes de 2018 só no fim do ano seria uma tarefa bem difícil. Achei que, assim, não deixaria nenhum filme incrível de fora, mesmo se ele não entrasse na lista final que faço em dezembro.

#EscolhasDeClara: meus filmes favoritos do Oscar 2018

A forma da água

Dirigido pelo incrível Guillermo Del Toro, de O Labirinto do Fauno, “A forma da água” é um filme de sensibilidade ímpar. Conta uma história de amor entre uma faxineira muda e um ser aquático nunca antes visto pela ciência, que é adorado como um deus na América do Sul. Eles se conectam assim que se conhecem, quando os cientistas que o capturaram ainda nem sabiam se ele era capaz de sentir e se comunicar com os humanos. É um filme sobre ausência, esperança, amor, injustiça e coragem e, com justiça, o primeiro dos meus favoritos do Oscar 2018. Levou o Oscar de Melhor Filme e era o meu candidato do amor para o prêmio.

Três anúncios para um crime

Um dos melhores filmes do Oscar 2018 e, provavelmente, o melhor filme que já vi em sua categoria. Fui assistir a “Três anúncios para um crime” sem muita esperança de amar porque, pensei, não é meu tipo de filme. Não sou fã de roteiros que foquem em um crime, com suspense, policiais e tudo o mais. Pois bem. A primeira coisa que me chamou a atenção nesse filme é que ele começa meses após o crime do título. Em inglês, seu nome significa algo como “Três outdoors na saída de Ebbing, Missouri” e resume perfeitamente o plot principal do longa.

Mildred Hayes, mãe de Angela, sete meses após a filha ser estuprada, assassinada e incendiada, aluga três outdoors na estrada onde a tragédia aconteceu para colocar em letras garrafais: “estuprada enquanto morria”, “e ainda nenhuma prisão”, “como assim, delegado Willoughby?” Em minutos, soube que o Oscar de melhor atriz não iria para outra das indicadas porque Frances McDormand estava impecável no papel de Mildred. Ela passou por cima das outras candidatas com o mesmo punho de ferro com que essa mãe guerreira busca justiça pela filha. O filme tem 2 horas, mas passa sem você notar… Como todos os filmes que merecem ser vistos. Um salve de amor para o final. Foi exatamente como seria se eu estivesse no lugar do diretor Martin McDonagh.

Projeto Florida

melhores-filmes-do-oscar-2018-meus-favoritos-do-oscar-2018-projeto-florida-1024x682
Vontade de abraçar as duas.

Fui ver sem sinopse e sem trailer e acho que o filme é mais mágico dessa forma. Saí absolutamente apaixonada. “Projeto Flórida” é incrível, a protagonista é maravilhosa e a vontade que dá é a de levar muitos personagens no bolso e cuidar. A atriz mirim principal é uma preciosidade, muitos consideram que tenha sido a injustiçada do Oscar de 2018. Esse filme me encheu de empatia e eu acho difícil que esse não seja o sentimento geral. E, pasmem, o legendador ajuda a experiência de ver o filme. Eu ri muito com certas legendas porque ele simplesmente conseguiu deixar o roteiro melhor em vários momentos. Inspiração pra esses legendadores mixurucas que geralmente a gente tem que engolir porque não pode ver sem legenda no cinema. Não concorreu na categoria “Melhor filme”, mas poderia. Inclusive, no lugar de Lady Bird.

Com certeza, um dos meus favoritos do Oscar 2018 (e da vida).

Eu, Tonya

https://www.youtube.com/watch?v=_YSP-ADogMA


Eu nunca tinha ouvido falar em Tonya Harding, uma das patinadoras no gelo mais famosas dos EUA (e do mundo). Portanto, embora seja baseado em fatos reais e simule um documentário, toda a história de “I, Tonya” foi uma surpresa para mim. E que surpresa! Senti angústia, senti raiva, senti tristeza, senti muito com esse filme que me fez sair do cinema incomodada. Como cinéfila fervorosa, acredito que os melhores filmes são os que conseguem me fazer sentir… E esse certamente é o caso de “Eu, Tonya”. Tonya apanhou tanto na vida e da vida que eu quis colocá-la em um potinho e protegê-la: de más pessoas, más escolhas e maus caminhos. É impossível não sair desse filme pensando nas injustiças do mundo e em como certas escolhas – e certas companhias – podem arruinar completamente uma vida. Outro que não concorreu como melhor filme, mas eu sinceramente acho que deveria.

Me chame pelo seu nome

O primeiro indicado que eu assisti. E eu já soube, antes de ver os outros, que seria um dos melhores filmes do Oscar 2018. “Me chame pelo seu nome” me fisgou nos primeiros minutos e me manteve em um transe de encanto durante todos os seus 132 minutos. É um filme de amor, como “A forma da água”, ainda que outro tipo de amor. Um amor mais apaixonado, mais novo, mais temporal. É uma ode aos grandes amores que não duram para sempre – ou, ao menos, não o para sempre como nos ensinaram. A história acompanha o encontro do adolescente italiano Elio e do americano Oliver, que se conhecem quando o americano se hospeda na casa dos pais de Elio por uns meses. Vá ao cinema torcer, chorar e se apaixonar pelos dois como eu.

E aí, gostou do meu TOP 5 com os melhores filmes do Oscar 2018? Qual foi o seu preferido desse ano? 

Clique aqui para ver todos os posts sobre cinema do Blog DeClara!


Me acompanhe nas redes sociais, sim?☀

Instagram, Facebook. 

Conheça o meu canal no Youtube!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe

clara-fagundes-pesquisadora-do-futuro.jpg

27 anos, nordestina em SP, publicitária graduada e pós graduada pela USP, escritora e apaixonadíssima por moda, cinema, viajar e sorvete. Fico entediada bem rapidinho com as coisas, então, costumo fazer várias ao mesmo tempo. Vivo à procura de encanto.

Categorias

Podcasts de Clara

Encante-se com o trabalho de Clara

Carta Bruxa

Deixe seu e-mail para ser surpreendida com uma newsletter quinzenal mágica na sua caixa de entrada.