5 “é só…” para não dizer mais

Qual dessas frases e conselhos simplistas começados com “é só” é o pior?

“É SÓ… QUERER”

Infelizmente, não vivemos num filme de Xuxa. Essa é uma frase injusta, que individualiza e responsabiliza pessoas em situações que não dependem só delas.

E os privilégios, não contam? Várias pessoas podem querer bastante as mesmas coisas, mas só uma minoria tem acesso a atalhos bem relevantes –  inacessíveis para a maioria.

“É SÓ… SE CUIDAR”

Pra não ser traída, “é só se cuidar” mais. Assim, o outro nunca perde o interesse. Pra não ser assaltada/estuprada/furtada/ assediada/enganada, basta se cuidar para não se colocar nessas situações.

Não tem como defender essa frase. Te desafio a achar um contexto em que esse “conselho” soe útil mesmo – e não uma maldadinha com alguém que está inseguro ou acabou de passar por uma situação ruim.

“É SÓ… TER FÉ”

Está angustiada? Com depressão? Ansiosa? É só… “ter fé”, “orar”, “rezar” e outras variações que busquem em religiões uma solução ou melhora que deveriam ser buscadas com tratamento psicológico e/ou psiquiátrico.

Sem simplismo, milagre ou forçar suas crenças. Além de irresponsável, a frase é inútil. Se a pessoa tem fé, provavelmente já recorreu a ela. Se não tem… não passará a ter só porque alguém disse.

“É SÓ… NÃO LIGAR”

É só não ligar para comentários maldosos. É só não ligar pro que te incomoda. É só não ligar pro que “passou” pra outro, mas não passou pra você.

“É só não ligar” é o conselho menos empático e mais sem noção que existe. Pense: se você pudesse não sofrer mais com o que dizem ou esquecer um trauma, por ex., você escolheria sofrer? Pois é…

“É SÓ… TRABALHAR”

É só trabalhar.
É só estudar.
É só se esforçar.

Trabalho/esforço/estudo e reconhecimento, sucesso ou dinheiro não necessariamente andam juntos. Seria bom? Sim, mas na vida real existem muitos fatores que não cabem no simplismo dessas frases.







Gostou desses 5 “é só…” para não dizer mais?

Compartilhe o post e ajude mais pessoas a refletirem. 
Siga @clarafagundes para mais conteúdos educativos que unem feminismo, cultura, comportamento e universo POP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe

27 anos, nordestina em SP, publicitária graduada e pós graduada pela USP, escritora e apaixonadíssima por moda, cinema, viajar e sorvete. Fico entediada bem rapidinho com as coisas, então, costumo fazer várias ao mesmo tempo. Vivo à procura de encanto.

Categorias

Podcasts de Clara

Encante-se com o trabalho de Clara

Carta Bruxa

Deixe seu e-mail para ser surpreendida com uma newsletter quinzenal mágica na sua caixa de entrada.