50 razões para escolher Londres para o seu intercâmbio

LONDRES É UMA CIDADE INCRÍVEL PARA SE VIVER.

Fiz um intercâmbio curto com a Estudar no Exterior por lá há quase dois anos e, desde então, sou 100% embaixadora da cidade como opção de destino para intercâmbios, curtos, longos ou eternos. Se você ainda tem dúvidas, essa lista com as 50 razões para escolher Londres para o seu intercâmbio é pra você.

(Para mais posts da tag “Viajar” do Declara, clique aqui.)

1- O estúdio dos filmes de HP.

A foto é minha e é da sala de Umbridge <3

Imagine o mundo mágico de Harry Potter ao alcance de um ticket. O lugar pra esquecer a coruja que não veio e a infância bruxa que não teve. Se você tem entre 16 e 25 anos, é até improvável que não tenha sentido na pele o que é crescer junto com os livros da saga, aprender com eles e enfrentar filas gigantescas para assisti-los no cinema. É o meu lugar favorito entre todos, sem dúvidas.

2- O transporte público incrível.

Flickr: dchris.

Linhas de metrô que cobrem toda a cidade, ônibus maravilindos com ar-condicionado/aquecedor e linhas noturnas que garantem que, não importa a hora que você saia, haverá um jeito fácil e rápido de voltar pra casa.

3- A vida noturna.

Joey bem feliz na Maddox.

Impossível falar em Londres sem citar a vida noturna lotada de opções. Algumas para amar: o Walkabout (pub-balada australiano que é o super point dos intercambistas latinos), o Picadilly Institute (com 5 ambientes e público bem britânico) e a Maddox (famosíssima e queridinha das celebrities).

4- Camden Town.

Foto: mediaflema.

O meu segundo lugar favorito. Candem Town é a Augusta, a feirinha da Benedito Calixto, a 25 de março, todas misturadas com uma dose extra de charme inglês e pechinchas quase inimagináveis. É possível encontrar jaquetas de couro legítimo por 30 libras, blusas por 7 e colares incríveis por 4. Ah! E o bairro também é conhecido por seus pubs e restaurantes. Tudo de melhor em um só lugar.

5- O Tate Modern.

Essa foto é da exposição de Yayoi Kusama e foi tirada por
blahflowers.

O Tate é especial. Ele reune coisas incríveis como: arte, história, design e propaganda. Surrealismo, impressionismo, pop art e exposições temporárias, como essa da foto, conquistam até quem não é apaixonado por museus como eu sou. Museus ?

6- O Science Museum.

Foto: heatheronhertravels

O Science Museum é uma viagem no tempo das invenções e descobertas nas mais diferentes áreas: astronomia, eletricidade, medicina, veterinária e transportes. Tudo está lá no Science, exposto de maneira completamente anti-tédio. São engenhocas que se movem, simuladores em que se entra e cinemas 4D para serem vivenciados.

7- O Victoria & Albert Museum.


A classe, o glamour e a magia do design e da moda estão muitíssimo bem representadas no V&A. O museu, assim como quase (mesmo!) todos os museus de Londres, é gratuito. Algumas exposições, entretanto, são pagas, mas nem por isso não valem a pena!

8- Museus gratuitos.

Foto: livenature.

A maioria dos museus e galerias da cidade tem entrada gratuita. Uhu. Isso inclui o British Museum, a National Gallery, a National Portrait Gallery, oTate Modern, oTate Britain, o Science Museume o Museu de História Natural.

9- Happy hours em museus.


Happy hours descoladas como a Late Friday do V&A acontecem em diversos museus, todas as semanas, e são sempre bons programas.

10- Chove menos em Londres do que em qualquer lugar do Reino Unido.


E, mais do que isso, a chuva não vai te atrapalhar em nada. Muita gente chega a dizer que “a chuva de Londres não molha” – e eu concordo.

11- A programação cultural gratuita.

Foto: garryknight.

A valor da libra assusta, ok, mas dificilmente você encontrará uma cidade com mais opções de programação gratuita do que Londres: museus, galerias, peças de teatro, shows, parques, etc.

12- A Primark.

Pois é.

Praticamente um marco histórico de Londres, na Primark, você pode encontrar tênis e lenços a 10 reais e lindas blusas a 15. Não espere a melhor qualidade de todas, mas pode esperar o melhor preço. Fair enough.

13- As fast fashions.


Fast fashions incríveis do mundo inteiro em um só lugar: Topshop, H&M, Urban Outfitters, Liberty, River Island,F21, Zara, Miss Selfridges. Sem mais.

14- Os musicais.


Para quem ama musicais, Londres é o paraíso na Terra. Como intercambista, você ainda pode ir no meio da semana e pagar bem menos por assentos incríveis em musicais premiadíssimos como Phantom of the Opera, Billy Elliot, Wicked, Shrek, Matilda ou Chorus Line.

15- A segurança.

Foto: missramsay.

A sensação de não ter medo ao andar por aí ou ao voltar para casa à noite é muitíssimo libertadora. Embrace it.

16- A arquitetura.


Em Londres, é muito importante sempre prestar atenção por onde você anda! Pra nunca perder de vista as belezinhas arquitetônicas presentes em absolutamente todas as ruas.

17- O cosmopolitismo.


Londres é uma cidade multicultural de verdade. Não são só turistas que se reunem um lugar, a cidade em si, além dos londrinos, é também dos indianos, africanos, japoneses, chineses, irlandeses, mulçulmanos, brasileiros, portugueses. Você consegue ver isso claramente nas lojas, nas comidas, nos bairros, nas vestimentas, nas línguas faladas em transportes públicos.

18- Os parques.

foto: Gustavo Gomes.

Parques espalhados por toda a cidade vão te fazer se sentir num filme. É sério!

19- A comida.

Fish & chips do amor!

Comendo barato ou comendo caro, pode ter certeza: você vai comer bem. Opções como o Nando’s, a Pret A Manger ou os vários take-outs de fish&chips são sempre acertos.

20- Os teatros.

Esse é o Shakespeare Globe e ele é lindo.

Teatros a céu aberto, teatros que parecem cinemas, teatros escondidos em bibocas, teatros de todos o tipos, com espetáculos de todos os preços (inclusive gratuitos!), para todos os públicos, em todos os dias da semana.

21- A moda.

Foto: fran001.

Se você ama moda, você entendeu esse item e eu nem preciso explicar mais, só prometer que você vai amar e ponto.

22- A arte de rua.


Mais uma vez: olhe sempre por onde anda. Compensa de verdade.

23- O cenário musical.


A cidade transpira música, por isso, você facilmente encontrará várias opções de gigs musicais a qualquer dia da semana. Isso sem contar que: se o seu artista gringo favorito decidir fazer uma turnê, ele vai incluir Londres com certeza.

24- A Lush.

Cruelty-free, orgânica e maravilhosa.

A Lush é uma marca britânica de produtos naturais para pele e cabelo com preços bem bons e espalhada por todos os cantos de Londres. Não consigo entrar numa Lush sem comprar alguma coisa e, hoje, metade dos meus produtos para a pele são de lá.

25- Os 1001 mercados.


Todo sábado, todo domingo, todo os dias. Alguns que são sucesso: Brick Lane MarketBorough Market e Greenwich Market.

26- As cidades vizinhas – Cambridge, Bath e Oxford.


TODAS as cidades próximas a Londres valem a visita, e nem se preocupe: postos de informação e venda de passeios a cidades próximas estão espalhados em todos os quadrantes de Londres. Eu comprei os meus passeios, inclusive a ida aos estúdios de Harry Potter, em um posto na mesma rua da estação de metrô Leicester Square, em frente à unidade da Leicester da minha escola, a Kaplan.

27- A proximidade com Dublin.

É muito, muito barato ir para Dublin a partir de Londres. E Dublin é absolutamente incrível.

28- Fácil (e barato) acesso pra toda a Europa Ocidental.

Euzinha de boa na lagoa, só que em Paris.

Quem já foi à Europa sabe: você basicamente escolhe um bloco do continente por viagem para conhecer. Então siga essa ideia e conheça ao menos todos os países do Reino Unido e algumas cidades da França, por favor. Depois disso, você começa a pensar em destinos mais distantes – esse é o melhor jeito de planejar suas viagens dentro do intercâmbio.

29- Os brechós e bazares.


Outra coisa com a qual você nem precisa se preocupar: os brechós vão saltar na sua frente a cada rua errada que você entrar. Uma dica que posso dar é: acesse o Time Out London regularmente. Foi assim que eu comprei 2 casacos do McQueen para chamar de meus, um deles eu mostro nesse post aqui.

30- O sotaque e as gírias britânicas.


Um desafio: não se apaixonar todos os dias por estranhos falando com aquele sotaque classy e sexy demais. Adianto que vai ser difícil.

31- Os cenários de filmes por toda a cidade.

Tchau, gente.

Cinéfilos, chorai de emoção. Em Londres, passar por locações de filmes diariamente é uma coisa absolutamente normal. Isso porque a cidade foi cenário de centenas de filmes, dentre eles, Harry Potter (<3), O Diário de Bridget Jones, Notting Hill, Orgulho e Preconceito, Closer, Simplesmente amor, Match Point e V de Vingança.

32- A temporada de ópera e ballet.


Amo/sou.

33- Os restaurantes chineses e árabes de bairro.



Não há limites pro quanto você vai amar os restaurantezinhos chineses e árabes de bairro que ficam abertos até altíssimas horas, com suas comidas absolutamente gostosas e baratas demais pra serem verdade. Esse da foto mesmo, nossa, muito amor.

34- As lojinhas de conveniência.



Basicamente um ctrl c + ctrl v do item anterior, com o acréscimo de que essas lojinhas vendem de tudo, geralmente são 24h e ainda têm caixa eletrônico.

35- Blow dry bars.



Os blow dry bars são salões express, onde você pode escolher como quer que o seu cabelo fique a partir de uma tabela com o seu tempo e com fotos de modelos, isso inclui escova, penteado, trança, rabo de cavalo, etc. E não, não são os blow dry bars em si que vão conquistar você. É a cultura da praticidade sem limites. Eu amo.

36- O Natal.

A melhor época do ano, na melhor cidade do mundo.

O Natal já é uma época mágica e linda em qualquer lugar do mundo, mas em Londres… É mais.

37- O Wafflemeister.

Os. melhores. waffles. que. já. comi.

Com preços entre 2,35 e 4,65 libras, os waffles são grandes, e podem vir com várias caldas, chantilly e/ou sorvete. Ah! E tem opção de entrega online, além de ter filial na Oxford Street.

38- As liquidações.

Diva.

Prepare-se e lembre-se que você provavelmente não é Blair Waldorf. ($$$$$$$)

39- As meias estações.



A cidade é linda durante todo o ano, mas as meias estações sempre são um tantinho mais especiais.

40- Os flash mobs.


Taí uma galera que curte flash mobs, viu. Dois dos mais famosos são as Zombi Walks e a Pillow Fight, hihi.

41- Chinatown.


Um cantinho da China em Londres. Não que eu tenha ido à China, mas a versão pocket lá de Londres é bem incrível.

42- Castelos.


Como não amar uma cidade que ainda tem castelos acessíveis? R: Não sei.

43- Covent Garden.


Bairro com museus e teatros, feira, centro comercial, restaurantes bacanas, e programações para qualquer dia ou hora. Rolê semanal garantido.

44- Chás da tarde.



Poucas coisas são mais londrinas do que os famosos chás da tarde oferecidos em hoteis, bistrôs e cafés da cidade.

45- Os outros intercambistas.

Eu e my people.

Pode anotar: por mais que você ame a cidade, vão ser as pessoas que vão mudar a sua vida. E são tantos intercambistas que não importa quando você vá, por quanto tempo você vá ficar, você encontrará o seu grupo. Your people.

46- “Ninguém liga”.


Ninguém liga pra moça vestida com microssaia e sem meia calça na neve, ninguém liga pro rapaz com piercings até no cotovelo, ninguém liga pro senhorzinho vestido de cowboy. E isso é maravilhoso, como já falei aqui.

47- Não importa o que você procura, você vai encontrar em Londres.


Até lojas especializadas em magia e ocultismo.

48- Londres adora estrangeiros.


Você provavelmente não vai se perder, mas, se isso acontecer, encontrará postos de informação, mapas e locais fofos sem fim para te ajudar.

49- O charme.


A delicadeza, a elegância, a alma da cidade e todas essas características invisíveis e tão perceptíveis que só estando lá pra entender de verdade.

50- É a minha cidade favorita no mundo.


Quase todas as razões nesse post são objetivas, mas essa não. Isso porque muitas vezes as justificativas não são palpáveis, é o “se sentir bem”, é o “pertencer” sendo estrangeiro, é a vontade de ficar ou de voltar ou de fazer um post declamando o seu amor por um lugar.

Um beijo de luz pras amigas que são fãs de Londres como eu e com quem conversei antes de escrever esse post: Bruna, Maria Dalva e Laura. ?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe

27 anos, nordestina em SP, publicitária graduada e pós graduada pela USP, escritora e apaixonadíssima por moda, cinema, viajar e sorvete. Fico entediada bem rapidinho com as coisas, então, costumo fazer várias ao mesmo tempo. Vivo à procura de encanto.

Categorias

Podcasts de Clara

Encante-se com o trabalho de Clara

Carta Bruxa

Deixe seu e-mail para ser surpreendida com uma newsletter quinzenal mágica na sua caixa de entrada.