Clara Fagundes, pesquisadora de futuros e comunicóloga, é a especialista por trás das estratégias de tendências para Ludix, marca de sexual care, lançada pela ginecologista e ex-bbb, Marcela McGowan, no começo do mês.
Marcela conta que investiu no relatório de tendências porque queria que a marca fosse conectada ao que o mercado precisará amanhã. “Queria uma pegada de revolução, transformação. E, para isso, precisava entender o comportamento do mundo. E esses objetivos foram super alcançados. O mapeamento trouxe muitos diferenciais em relação à tecnologia e insights de comunicação”, expõe Marcela McGowan, ginecologista, empresária e ex-BBB 20.
Clara fez uma ampla pesquisa para o projeto. “Para a Ludix, trabalhei em cima de 3 universos: sexualidade e amor; autocuidado e prazer; e mulheres e experiências. Estudei futuros da sexualidade, do prazer feminino, de experiências com e para mulheres. Mapeei tendências, insights e oportunidades, dentro e fora do mercado de sexual wellness, tanto para posicionamento de comunicação, quanto para produtos e serviços”.
Segundo Clara, uma empresa que não olha para o futuro – e, portanto, não se prepara para ele – está fadada a morrer. “São aquelas que vêem as mudanças acontecendo, mas insistem na teimosia. Precisamos nos perguntar: será que meu cliente gosta do que é entregue hoje no mercado… ou só não conheceu opções melhores? Será que não posso me adiantar em relação às demandas e às transformações? Só assim, conseguimos trazer algo que seja, realmente, inovador e visionário”, ressalta a futurologista.
Pós-graduada na USP e doutoranda em Media & Cultural Studies no Reino Unido, Clara Fagundes é pesquisadora e estrategista, especializada em futuros, gênero, mídia e cultura.
Em 2021, Clara foi selecionada como Beta Creator pelo Google e pelo prêmio nacional “Mindshifters” como uma das dez profissionais mais inovadoras do Brasil. Nas redes sociais, democratiza conhecimento acadêmico e educa dezenas de milhares de pessoas para a criação de futuros melhores.
Após 8 anos mapeando tendências para clientes como AMBEV, Grendene, Vivo e Natura, lançou a Escola do Futuro Para Mulheres.